RESUMO
Código: 501
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo Corporativo: As Lições da Premiada Brasilata S/a
 
Tanto empresas de base manufatureira, quanto empresas de base tecnológica estão descobrindo o valor do empreendedorismo corporativo como um dos mais importantes mecanismos organizacionais para construir a capacidade competitiva de seus negócios. O presente estudo artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as estratégias corporativas utilizadas pela Brasilata – Embalagens Metálicas S/A, uma das mais premiadas empresas brasileiras por suas inovações, por estimular o empreendedorismo corporativo em sua organização. O método utilizado para esta pesquisa foi o estudo de caso, com coleta de dados originados na entrevista pessoal com o diretor superintende da empresa, na observação dos processos, normas e procedimentos internos e na busca, de informações em documentos e relatórios da empresa. Os principais resultados do estudo mostram que desde que implantou e implementou estratégias corporativas de estímulo ao empreendedorismo corporativo, há cerca de dez anos, a Brasilata tem tido um crescimento constantemente, com um aumento de produtividade da ordem de 81%, tem examinado cerca de 46.000 idéias e depositado 6 patentes, que são responsáveis por 75% de seu faturamento anual. Isto leva à conclusão de que, na Brasilata, não apenas o modelo de estímulo ao empreendedorismo é adequado, mas também comprova a teoria geral de que este tipo de empreendedorismo é crítico para criar vantagens competitivas para as empresas que o adotam.