O presente trabalho objetivou identificar como as empresas têm desenvolvido produtos e novos produtos por meio da utilização de materiais reciclados. Verificou-se quais desafios os fabricantes enfrentam em sua cadeia produtiva e como as organizações utilizam tais produtos como ferramenta estratégica. As informações apresentadas neste artigo foram obtidas através de uma pesquisa que utilizou fontes primárias: pesquisa de campo através de um questionário enviado para empresas localizadas na região metropolitana de São Paulo e fontes secundárias: websites de empresas do setor. O trabalho está divido em cinco seções, as quais são: seção I: Introdução com a pergunta da pesquisa, seus objetivos, seção II: Metodologia utilizada, seção III: Revisão bibliográfica, onde são apresentados os conceitos de reciclagem, o processo de reciclagem, o panorama do setor no Brasil, o desenvolvimento de novos produtos através da utilização de material reciclado, seção IV: Análise dos resultados: são discutidos os resultados obtidos através das entrevistadas realizadas e seção V: Conclusões. Os resultados deste estudo mostram que o processo de desenvolvimento de produtos deverá se aperfeiçoar de modo acelerado para atender aos desejos e necessidades do mercado. Caberão as empresas do setor se atualizarem mais e mais, deverão não só reciclar seus produtos, mas também, seus processos, a sua gestão, enfim a si próprias. |