RESUMO
Código: 514
Área Temática: Finanças

 

Abrir
Arquivo

 
A Avaliação Como Fator Determinante de Qualidade de Ensino em Instutuição Privada de Ensino Superior
 
Este estudo pretende descrever fatores que influenciam no alcance da qualidade de ensino em uma instituição privada de ensino superior de administração com pouca tradição no mercado. Foi baseado na Faculdade Campos Elíseos, conhecida como FAESP e localizada em São Paulo, e fundada em 1994. Após alguns anos em funcionamento a escola obteve conceito A no Exame Nacional de Cursos (Provão) em 2003 e nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes em 2006. Será mostra a relação entre as práticas internas da instituição e a obtenção de bons resultado acadêmicos. Entre estas práticas destacam-se o processo seletivo que inclui uma entrevista com cada candidato classificado, além da prova de conhecimentos acadêmicos, na qual procura-se identificar o grau de compromisso que os candidatos pretendem estabelecer com o curso; o método pedagógico que inclui a avaliação chamada de Colaborativa-Formativa realizada, no mínimo, três avaliações a cada bimestre; e a Avaliação Institucional realizada através de uma comissão formada por docentes, funcionários, discentes e representantes da sociedade civil organizada com a função de discutir e criar soluções para os problemas da faculdade.