RESUMO
Código: 524
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
O Balanced Scorecard e A Avaliação de Inovações: As Problemáticas dos Paradoxos de Inovação e de Produtividade
 
As recentes tendências do ambiente macro-organizacional apontam para uma sociedade em que a geração de valor das organizações é centrada em recursos como o conhecimento, o aprendizado e, consequentemente, o capital humano das empresas. Neste contexto, o grande desafio vem sendo a criação de ferramentas capazes de mensurar estes capitais intangíveis das firmas. Diversos sistemas de apoio ao controle e, principalmente, à formulação e implementação de estratégias baseadas nestes recursos intangíveis foram criados, com destaque para o Balanced Scorecard (BSC). Através de uma revisão bibliográfica associada à reflexão dos autores, pôde-se chegar a algumas conclusões sobre a utilização do BSC na estratégia empresarial. A principal delas é que o foco e o alinhamento estratégico podem ser paradoxais para algumas organizações (em especial para as intensivas em inovação), já que ao mesmo tempo em que estabelece uma estratégia fixa, também dificulta a criação de novas idéias e novas estratégias propulsoras de inovações na empresa. Sugere-se neste contexto que a avaliação de inovações pelo Balanced Scorecard ocorra de forma comparativa à concorrência e não através da avaliação absoluta de objetivos internos da organização. A inovação deve ter caráter de diferenciação competitiva e não de cumprimento de objetivos estáticos e pré-determinados.