RESUMO
Código: 526
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

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Desenvolvimento de Escala de Orientação Para Inovação em Organizações de Serviços: Um Estudo no Setor Hoteleiro da Cidade de Curitiba
 
No cenário atual a inovação foi elevada a um papel de destaque para a conquista de diferenciais competitivos pelas organizações e, conseqüentemente, a obtenção de vantagens competitivas em relação aos concorrentes. No entanto, isso não ocorre de maneira acidental, é necessário haver uma cultura forte, compartilhada e claramente orientada à inovação, pois sem isso, uma organização dificilmente será competitiva, em relação aos concorrentes, por meio do desenvolvimento de inovações. Neste contexto, por meio deste estudo buscou-se o desenvolvimento de uma escala de orientação para inovação em organização do setor de serviços. Consiste em uma pesquisa de natureza descritiva-exploratória, que fez uso de um survey para o cumprimento do objetivo de descrição. A escala de medida desenvolvida foi originada a partir de um levantamento de indicadores na literatura relacionada, resultando em um total de 43 itens. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários, com adoção da escala de Likert de 7 pontos. De uma população de 100 hotéis foram atingidas 52 observações válidas. Os resultados da pesquisa, obtidos por meio da análise fatorial, mostram a existência de três fatores principais: (i) estrutura de apoio à inovação; (ii) propensão ao risco; e (iii) propensão a geração de idéias.