RESUMO
Código: 534
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Decisões de Preços no Varejo: Estudos de Casos Na Região Metropolitana de Belo Horizonte/mg
 
Diante da competitividade crescente e da proximidade com o consumidor final, o varejo necessita de dinamismo para responder às demandas do mercado. A formação de preço (FP) neste segmento é uma atividade estratégica, pois impacta a rentabilidade e o posicionamento competitivo da empresa. A pesquisa descrita no presente artigo contempla dois estudos de casos, de caráter exploratório e qualitativo, realizados em empresas varejistas com sede em Belo Horizonte/MG. O objetivo foi descrever e analisar o processo de FP em empresas do varejo e avaliar os sistemas de informações (SIs) utilizados para dar suporte a este processo. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e observação não-participante. Foi possível modelar os processos de FP das empresas estudadas, o que possibilitou a compreensão dos diferentes procedimentos que compõem esses processos e seus relacionamentos com os SIs. Observou-se que, em ambas as empresas, a FP constitui um processo complexo, fundamentado, principalmente, em análises de custos, preços da concorrência e comportamento dos consumidores. Observou-se também que o SI de uma das empresas fornece diversas informações importantes para orientar seu gestor de preços, enquanto o SI da outra empresa pesquisada contribui muito pouco para orientar seu gestor de preços.