RESUMO
Código: 544
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

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Barreiras Para Inovação: Estudo de Caso da Percepção dos Gerentes de Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros.
 
As políticas públicas brasileiras, voltadas para o incentivo da inovação, vêm sendo definidas com o propósito de sustentar o aumento da capacidade inovativa organizacional. A contrapartida, a cargo das empresas, continua tímida na maioria dos casos. Essa contrapartida que deveria ser dada em termos de novos produtos e/ou processos, muitas vezes não o é, devido à existência de fatores, chamados aqui de barreiras, que interferem na adoção de uma inovação de processo na organização capaz de recombinar os esforços inovativos culminando na oferta de uma inovação para o mercado. Essas barreiras contra inovação são enfatizadas pela sua não-percepção por parte dos gerentes, que, por conseguinte não agem no sentido de minimizar o efeito delas nos resultados organizacionais em termos de inovação. O propósito deste estudo foi avaliar, por meio de entrevistas qualitativas, a percepção da existência de barreiras para a adoção de inovações, na percepção de três gerentes de empresas de transporte rodoviário de passageiros do estado do Paraná. Na avaliação, constata-se que a existência de uma barreira é nitidamente percebida, enquanto três outras mostram sua existência de forma indireta, e uma não é notada pelos entrevistados, dando indícios até de sua inexistência.