RESUMO
Código: 546
Área Temática: Finanças

 

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Ensino em Administração - A Educação Bancária, O Sofisma e A Maiêutica
 
A presente pesquisa discute a aderência entre a missão expressa pela universidade como mote de formação de seus estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, e a mensagem implícita em seu rito inicial de passagem – processo seletivo. O propósito universal adstrito as declarações no estatuto das universidades, e as questões pertinentes aos processos seletivos foram analisados a luz de três diferentes abordagens: a Educação Bancária (Paulo Freire), o Sofisma e a Maiêutica (Platão). Uma vez que a formação de educadores e profissionais poderia ser analisada considerando sua seleção, formação e certificação, o presente trabalho tem por objetivo verificar a aderência do processo seletivo à missão explícita da universidade. Dessa forma, as questões constituintes de dois processos seletivos foram analisadas segundo os conceitos descritos, distribuídos segundo a aplicação de análise estatística descritiva. Os resultados comprovam as hipóteses de dissonância entre a missão proposta pela universidade e seu processo seletivo. Como conclusão uma reflexão sobre a formação prévia dos candidatos, assim como sobre a efetividade da seleção em privilegiar aqueles com maior e melhor habilidades reflexivas, proposições estatutárias da universidade. Logo, a relevância da didática aplicada, corrigindo eventuais lacunas desconsideradas no rito de ingresso.