RESUMO
Código: 557
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Identificação de Sinais Antecipativos Na Web
 
A inteligência competitiva (IC) ou monitoramento estratégico antecipativo (MEA) baseia-se em ter habilidades para obter resultados na busca pela informação útil e correta, na interpretação de eventos passados ou conjecturas de impacto ou ruptura no mercado de forma desapaixonada, sem pré-julgar ou descartar dados, a menos que exista uma boa razão.A partir da união das partes citadas, podemos detectar um quadro que faça sentido e que possa viabilizar a tomada de decisão, por parte das organizações, com risco conhecido e controlado o máximo possível. Este artigo tem como objetivo a pesquisa por informações estratégicas, utilizando-se os conceitos de IC ou MAE, através de informações obtidas na mídia impressa, contidas na WEB, de fontes pré-selecionadas e de conhecimento e acesso amplo. Serão utilizados os conceitos descritos no método de Lesca (2003), a criação de um protótipo baseado em agentes de software e análise de informações através da utilização de formato do tipo “quebra-cabeça”. Autores de trabalhos sobre Inteligência competitiva, Mohammadia et al (2004), Liu (1998), Decker et al, (2005), Choo (1998), são unânimes em citar o ambiente da WEB como o grande repositório de informações para o MEA.