RESUMO
Código: 562
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Planejamento Estratégico em Agências de Turismo: Um Estudo Exploratório Na Grande São Paulo
 
Recentemente diversos fatores contribuíram para que as agências de turismo  empresas que tem como finalidade principal intermediar e distribuir produtos turísticos ao consumidor final  entrassem em acirrada competição. Entre os principais estão: a alteração da política cambial brasileira ocorrida em 1999, a redução das taxas de comissão oferecidas pelas companhias aéreas, o maior acesso às informações por parte dos consumidores (proporcionado principalmente pela Internet), a crescente simplificação dos trâmites burocráticos, e a atratividade do setor, que se apresenta em franco crescimento. Partindo-se do pressuposto de que uma organização deve ser administrada eficazmente para que obtenha a otimização dos recursos empregados nos seus processos, a utilização dos modernos preceitos de administração faz-se imprescindível. Este artigo apresenta a evolução do pensamento estratégico empresarial e os resultados de uma pesquisa realizada com os principais executivos de seis agências de turismo da região metropolitana de São Paulo, que teve por objetivo verificar se os elementos integrantes do atual pensamento estratégico são trabalhados por essas empresas.