RESUMO
Código: 575
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia de Produção em Empresas de Produção Por Encomenda: Um Estudo de Caso
 
Diante da competitividade hostil e crescente do ambiente empresarial, os gestores devem administrar suas empresas estrategicamente para mantê-las competitivas. Nesse contexto, destaca-se a chamada estratégia de produção, um plano de ações de longo prazo para a fabricação de produtos e/ou prestação de serviços de uma empresa. Tal estratégia é uma das bases sobre a qual se fundamenta a estratégia corporativa. Este trabalho visa apresentar e os resultados de uma pesquisa na qual se estudou a estratégia de produção adotada por empresas de produção por encomenda (EPEs). Destaca-se que a elaboração de estratégias neste tipo de empresa é bastante intricada, devido ao seu processo produtivo ser complexo. Esta pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, compreendeu um estudo de caso realizado em uma EPE da região metropolitana de Belo Horizonte durante o ano de 2006. Constatou-se que, de modo geral, a principal prioridade competitiva da EPE estudada, são os baixos custos de produção. Também foi possível a identificação de algumas peculiaridades da empresa pesquisada, no que tange a decisões estruturais e infra-estruturais, além de diversas ações implementadas pelos gestores da EPE para sustentar a estratégia adotada pela empresa.