RESUMO
Código: 581
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Alianças Estratégicas Para Desenvolvimento de Novos Produtos
 
A formação de alianças estratégicas é uma tendência global e as alianças estratégicas para desenvolvimento de novos produtos é uma excelente ferramenta no processo de internacionalização de empresas. O foco do presente estudo é a análise destas alianças, como elas ocorrem, suas vantagens e desvantagens e os impactos para as organizações. Um dos grandes desafios das empresas para maximizarem sua capacidade de inovação é o desenvolvimento de mecanismos que proporcionem a obtenção da complementaridade de competências entre duas ou mais empresas (MOFFAT; GERWIN; MEISTER, 1997). Esta complementaridade proporciona a abrasão criativa (LEONARD BARTON, 1998), que é a grande busca das empresas inovativas. Este é um grande desafio e oportunidade para as empresas nacionais que, adquirindo e desenvolvendo esta prática poderão aumentar, através da inovação, substancialmente a capacidade real de competição no cenário internacional. O Objetivo deste trabalho é estudar as alianças estratégicas para desenvolvimento de novos produtos (DNP) e estruturar uma forma de análise para as alianças de DNP, levando-se em conta a relação existente entre os objetivos do projeto, problemas, condicionantes inerentes e, por outro lado, a centralização/descentralização, relação de autoridade, cooperação/competição e aprendizagem.