RESUMO
Código: 582
Área Temática: Ensino de Administração

 

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Influência da Responsabilidade Social Corporativa Na Decisão de Compra do Consumidor
 
O objetivo desta pesquisa é analisar qual é a influência das ações relativas a responsabilidade social corporativa na percepção e na decisão de compra do consumidor. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com roteiros semi-estruturados. Entrevistou-se 15 consumidores que foram selecionados por meio de um processo de amostragem auto gerada. As narrativas foram analisadas por meio de análise de conteúdo Os resultados demonstraram que os consumidores conhecem e valorizam empresas que praticam ações de responsabilidade social. No entanto, a responsabilidade social não foi um atributo lembrado espontaneamente quando os consumidores entrevistados relataram quais são os atributos que valorizam quando compram um produto. O preço, as condições de pagamento e as promoções foram os itens considerados mais importantes. Outros fatores também lembrados foram a marca, os serviços pós-venda, como assistência técnica, manutenção e garantia. A qualidade do produto, bem como a durabilidade, o praticidade da embalagem e a variedade disponível no mercado são outros atributos mencionados pelos entrevistados. Por outro lado, quando os entrevistados compraram o produto por causa do atributo de responsabilidade social, as ações percebidas foram: ajuda às instituições filantrópicas, preservação do meio ambiente, ajuda às comunidades carentes, e ajuda às crianças com câncer. Além disso, grande parte dos entrevistados relatou que nunca adquiriu produtos de empresas socialmente irresponsáveis. Entretanto alguns deles admitem já ter efetuado a compra de produtos dessas empresas e justificam que os motivos foram: conveniência, monopólio do setor e falta de opção.