RESUMO
Código: 62
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Marcas Próprias Gerando Vantagens Competitivas no Mercado Varejista
 
Para sobreviver e se desenvolver no mercado em que atua, toda empresa necessita traçar estratégias para enfrentar a competição. Para isso, Porter (1985) sugere que a empresa adote estratégias através das quais consiga se diferenciar da concorrência e possa ser identificada como singular, pois isso possibilita que ela conquiste vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Porém, não basta que uma empresa obtenha vantagens competitivas. É preciso sustentá-las. A mais sustentável e valiosa vantagem competitiva gerada pela empresa é a marca. Nos últimos anos, os varejistas têm adotado com intensidade crescente a estratégia de Marcas Próprias, que têm tido crescente importância no conjunto de estratégias de marketing dos supermercados, pois elas aumentam a posição competitiva da organização varejista em relação aos atacadistas, indústrias fornecedoras de produtos, de matérias-primas, etc, tanto horizontal quanto verticalmente. Este artigo procurou estudar a estratégia de Marcas Próprias no mercado varejista, e entender como ela contribui para a obtenção de vantagens competitivas. O artigo resgata os conceitos de vantagem competitiva, de competição e de estratégia. Posteriormente, são revisados os conceitos de marca, lealdade à marca e a estratégia de Marcas Próprias. Uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas com especialistas em Marcas Próprias, indicou que os varejistas conquistam vantagens competitivas através da estratégia de Marcas Próprias, pois permite que adquiram características essenciais para o varejo: rentabilidade, lealdade à marca dos consumidores e poder de barganha nas negociações com fabricantes