RESUMO
Código: 66
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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A Relação da Orientação Para O Mercado e O Comportamento Inovador das Indústrias do Vestuário
 
A competitividade das organizações tem sido tema de diversos estudos nos quais a busca por uma alternativa viável e singular para a atuação junto ao mercado, seja a mais consistente possível. Nesse sentido o esforço da orientação para o mercado tem sido uma alternativa interessante e viável para a competitividade das empresas. Assim, o presente estudo tem como foco central articular os conceitos de inovação e orientação para o mercado, utilizando como referencial empírico o setor têxtil-vestuário. Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa foi descritiva, com análise quantitativa a partir de um survey envolvendo uma amostra de 62 empresas industriais do setor têxtil-vestuário da cidade de Londrina/Pr. Para verificar o grau de orientação para o mercado das empresas da amostra foi utilizada a escala Markor, desenvolvida por Kohli, Jaworski e Kumar (1993), sendo que a análise dos dados foi realizada a partir do coeficiente de correlação de Pearson. A premissa básica obtida diante dos dados da pesquisa de campo é de que a aproximação com o mercado consumidor e o foco no cliente são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e a implementação de inovações por parte das empresas.