Recente pesquisa detectou que 82% dos consumidores conscientes estão dispostos a pagar mais por produtos advindos de empresas que realizam projetos em favor do meio ambiente. Também se identificou que somente 14% destes consumidores conhecem os selos de certificação e um número muito menor identifica tal selo com qualidade ambiental e preservação do meio ambiente. O objetivo desta investigação é o de, na ótica dos consumidores conscientes, identificar práticas institucionais que permitam aos compradores vir a conhecer as ações ambientais e sociais dos produtores, notadamente através do entendimento do significado dos selos de certificação. A coleta de dados deu-se em quatro populosas cidades paulistas. A amostra foi não probabilística e intencional com quatrocentos respondentes. A pesquisa constou de duas etapas: a primeira de caráter classificatório, feita através de uma segmentação comportamental A segunda de um processo de observação participante onde se acompanhou o ato de compra dos respondentes. Os dados quantitativos foram tratados por meio de software com estatísticas multivariadas, e os qualitativos foram trabalhados através de técnicas denominadas análises de conteúdo e léxica. Os resultados, curiosos, além de causarem perplexidade, instigam a realização de maiores aprofundamentos. |