RESUMO
Código: 95
Área Temática: Recursos Humanos

 

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O E-learning Como Instrumento de Educação Corporativa: Um Estudo de Caso
 
A utilização do e-learning como ferramenta para o desenvolvimento da Educação Corporativa é um desafio que as organizações não podem postergar, e os principais motivos estão relacionados às necessidades tanto dos treinandos quanto às necessidades das organizações. Pelo lado dos treinandos, é uma realidade o fato que as crianças e os adolescentes de hoje, que em breve estarão dentro das organizações, já experimentam a interação com informações e conhecimentos através do computador e da internet. Assim, será que eles se sentirão estimulados a aprenderem da forma como aprendemos hoje? Pelo lado das organizações, a necessidade de utilizar o e-learning está calcada principalmente na rapidez em que os mercados mudam, exigindo delas respostas ágeis e eficazes. Neste contexto, este artigo analisa, através de estudo de caso, o processo de implantação do e-learning na SulAmérica, bem como realiza uma pesquisa exploratória sobre a percepção de seus funcionários sobre a eficácia do e-learning, abordando aspectos relacionados à utilização dos recursos de informática, autodisciplina, instrutor em tempo integral, nível de aprendizado dos cursos e-learning, interatividade e qualidade gráfica, vantagem de determinar o horário de estudo, relação entre os cursos e-learning e as competências essências, aplicabilidade dos temas e a percepção se o e-learning é uma tendência ou moda passageira. Os resultados indicam que a aceitação da metodologia e-learning é bastante positiva por parte dos funcionários e apontam para a necessidade de novos estudos que analisem a diferença do nível de aprendizagem entre cursos e-learning e cursos presenciais e formas de compensar a ausência de contato permanente entre o instrutor e aluno decorrer do curso.