RESUMO
Código: 4
Área Temática: Recursos Humanos

 

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Desafios da Implementação: Uma Análise Sobre Estratégias de Marketing
 
Esse artigo discute e propõe bases para o desenvolvimento de um modelo que suporte o processo de implementação de estratégias de marketing, levando-se em conta condicionantes organizacionais. No século XXI, as demandas de mercado estão cada vez maiores, exigindo das organizações uma atuação que privilegie a administração estratégica, cujo foco reside na formulação e implementação de estratégias que garantam vantagem competitiva e a consecução de resultados. Nesse contexto, as orientações para o mercado e as ações de marketing das empresas assumem uma importância fundamental. Contudo, tanto o planejamento quanto a execução dessas estratégicas devem levar em conta questões como capacitações internas, estrutura organizacional, cultura, liderança, gestão de pessoas e de mudança, entre outras. A análise de modelos discutidos por outros autores, bem como a reflexão suportada pela literatura sobre as relações entre estratégias de marketing e condicionantes organizacionais, resulta em uma proposta de bases para a formulação de um modelo que ainda precisa ser refinado e testado, mas que pode contribuir para que organizações atuem privilegiando a execução e o cumprimento de suas metas.