RESUMO
Código: 203
Área Temática: Economia de Empresas

 

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Mapeamento do Potencial de Consumo da População de Baixa Renda no Brasil: Uma Análise do Setor de Crédito e de Bens de Consumo
 
Os mercados da maioria dos setores no Brasil hoje têm seus principais players definidos e o mesmo acontece com o portfólio de produtos desses players. É fácil identificar, portanto, que para obter uma vantagem competitiva diferenciada seria necessário explorar produtos ou mercados ainda não atingidos. Essa busca de alternativas de promoção do acesso das camadas sociais mais inferiores a um melhor padrão de vida, dentro dos parâmetros capitalistas praticados, mostra preocupação com o Desenvolvimento Sustentável. Nesse trabalho, realizam-se a estimativa e o mapeamento geográfico de um consumo latente do mercado popular do Brasil e, dessa forma, analisa-se o potencial desse mercado para produtos de bens de consumo (por setor econômico), de financiamento popular e de crédito dentro dessa camada social. Para isso, levantam-se dados censitários, de renda e de consumo para caracterizar o mercado de baixa renda. Em seguida, analisa-se a experiência anterior no lançamento de produtos e na concessão de microcrédito exclusivamente para esse público-alvo. Os resultados indicam que a decisão de trabalhar o mercado de baixa renda, através de estratégias bem embasadas, traria rentabilidade e melhoria de imagem para as organizações. Finalmente, discutem-se estratégias de exploração desse potencial de mercado de maneira rentável.

 

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