RESUMO
Código: 224
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

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A Relação Entre Cultura Organizacional e Aprendizagem dos Integrantes de Organizações Clientes de Consultorias: Um Estudo Sob A Luz da Teoria de Argyris
 
Devido à dinâmica do mercado as organizações necessitam refletir constantemente sobre as suas práticas a fim de adaptarem-se ao ambiente. Esta necessidade de atualização gera uma demanda e uma maior ênfase na aprendizagem de seus membros. Neste sentido, um consultor externo pode ajudá-las a aprender e a ter controle de sua capacidade de resolução de problemas. Porém, para que o aprendizado se efetive, torna-se necessário um ambiente favorável ao desenvolvimento do mesmo, um ambiente onde os valores estejam voltados para o desenvolvimento de atitudes pró-ativas, inovadoras, e congruentes com a missão e com os objetivos da organização. Diante disto, este estudo qualitativo, focaliza a relação existente entre cultura organizacional e aprendizagem dos indivíduos a partir da contratação de consultoria. Conclui-se que dentre as variáveis que impactam na cultura organizacional e na aprendizagem dos integrantes de organizações clientes de consultorias se destacam a postura e a metodologia adotadas pelo consultor durante a intervenção; os valores e os comportamentos dos integrantes da organização; o estilo de liderança dos integrantes da cúpula da organização; o formalismo/flexibilidade da organização; a cultura da competição da organização; e, as políticas de recursos humanos adotadas pela organização.

 

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