RESUMO
Código: 235
Área Temática: Finanças

 

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A Influência do Tipo de Patrocínio Sobre O Ativo de Investimento dos Fundos de Pensão Que Atuam no Brasil
 
Os fundos de pensão têm desempenhado importante papel para a programação financeira de longo prazo dos trabalhadores e para o desenvolvimento econômico. Este trabalho buscou verificar se houve influência do tipo de patrocínio (público ou privado) sobre o valor do ativo de investimento dos fundos de pensão que atuam no Brasil. Para tal fim realizou-se pesquisa descritiva, de natureza bibliográfica e documental. A população correspondeu aos fundos de pensão constantes no consolidado estatístico da Secretaria de Previdência Complementar, data base dezembro de 2007. A amostra intencional compreendeu os 98 maiores fundos de pensão em atividade normal no Brasil ordenados por ativo de investimento, sendo 62 com patrocínio privado e 36 com patrocínio público. Os dados foram analisados utilizando-se a estatística descritiva (com uso de média, mediana e desvio-padrão) e a inferencial (com emprego de testes estatísticos). Constatou-se que na data base analisada os fundos de pensão com patrocínio público apresentaram ativo de investimento maior do que o ativo de investimento dos fundos de pensão com patrocínio privado, o que está alinhado com o histórico apresentado por Andrezo e Lima (2007). O estudo também buscou aumentar o conhecimento a respeito das características dos principais órgãos estatutários de fundos de pensão brasileiros.

 

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