RESUMO
Código: 637
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
A Opinião dos Consumidores Sobre Os Selos de Qualidade de Alimentos das Redes de Varejo
 
O objetivo principal do presente artigo é identificar a opinião dos consumidores a respeito dos selos de qualidade de alimentos adotado por uma rede varejista. A pesquisa busca identificar o perfil do consumidor que reconhece o selo de qualidade e ordenar por importância os atributos reconhecidos nos alimentos que contém o selo. Tomou-se como base teórica alguns modelos de comportamento do consumidor e os conceitos de segunça e qualidade alimentar. Foi conduzido um estudo de caso em uma rede varejista, com aplicação da técnica survey e escala Likert de quatro pontos. Analisou-se o perfil dos consumidores: idade, gênero, escolaridade e renda, além da frequência de consumo, e opinião relativa ao selo para atributos como: meio ambiente, responsabilidade social, segunça, qualidade interna e preço. Os resultados revelaram que mulheres conhecem mais o selo que os homens, o consumidor reconhece no selo a garantia em relação à preservação ambiental, à segurança do alimento, e segundo a opinião dos consumidores entrevistados, os produtos com o selo são mais caros que os comuns. Outras constatações sobre fatores não investigados inicialmente também foram obtidas.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: