RESUMO
Código: 774
Área Temática: Finanças

 

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A Rentabilidade da Tam no Contexto de Elevação do Barril de Petróleo (2001-2006)
 
Recentemente o barril de petróleo superou a barreira do US$ 120,00 e seus impactos podem ser observados nos resultados do setor aéreo mundial. O presente estudo objetiva avaliar até que ponto o aumento internacional do preço do barril de petróleo impactou a rentabilidade da Transportes Aéreos Marília S.A (TAM S.A), a empresa brasileira líder no setor no Brasil. A pesquisa explora o contexto da aviação civil na abordagem metodológica do estudo de caso nos moldes de Yin (2005) com Métodos DuPont e regressão linear simples no período de 2001 a 2006. Foram utilizados com ênfase os documentos virtuais da empresa, no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Operacionalmente o estudo traz a hipótese de que não houve relação do aumento de barril de petróleo e a rentabilidade, bem como os resultados e após o estudo foram aparentemente obtidas evidências que sinalizam a influência do barril de petróleo no ROA, ROE, Custo de Bens e Serviços Prestados, Receita Operacional e Lucro Líquido da TAM, principalmente em bases trimestrais com significância de 5% (VALOR-P < 0,05). Recomenda-se a ampliação do estudo para empresas de menor porte em âmbito nacional, bem como análises comparativas com operadores internacionais.

 

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