RESUMO
Código: 842
Área Temática: Ensino de Administração

 

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Percepção do Plágio Acadêmico Entre Alunos de Programas de Pós-gradução em Administração e Contabilidade
 
O plágio é uma prática que existe há muito tempo e com a popularização da internet tem merecido destaque e preocupação no meio acadêmico. Com a publicação em larga escala e a crescente importância econômica desta atividade, o plágio a muito deixou de ser uma ofensa moral e passou a ter tratamento jurídico. Por isto, espera-se que os alunos de pós-graduação, nos seus diferentes níveis, conheçam as normas de citação e saibam resguardar os direitos autorais. Diante desta situação, o artigo objetiva identificar a percepção do plágio acadêmico entre os alunos dos programas de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis em uma universidade do sul do Brasil. A metodologia adotada constitui-se de uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados através de questionário estruturado e abordagem quantitativa. Como principais resultados, verificou-se que os alunos reconhecem o plágio como crime, embora não saibam utilizar corretamente os recursos de citação direta e indireta. Ainda verificou-se que conceitos mais específicos como domínio público são desconhecidos para a maioria dos respondentes. Percebeu-se, também, que o conhecimento da matéria é basicamente intuitivo, não apresentando qualquer relação com possíveis orientações recebidas em sala de aula. Desta forma, recomenda-se que a disciplina de metodologia da pesquisa apresente e discuta o plágio e a lei dos direitos autorais.

 

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