RESUMO
Código: 852
Área Temática: Administração Geral

 

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A Formação de Valor Transacional e Relacional em Relacionamentos de Negócios: Estudo de Caso Na Cadeia do Leite
 
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de valor nos relacionamentos interorganizacionais horizontais a partir da visão de duas organizações agroindustriais inseridas na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e a estratégia de pesquisa adotada para este estudo pode ser classificada como exploratória. A estratégia metodológica empregada foi a do estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu através de entrevistas com o principal gestor de cada uma das organizações pesquisadas e ocorreram em dois momentos distintos no tempo (em duas etapas). Primeiro foram realizadas as entrevistas fechadas e na segunda etapa de condução dos casos foram realizadas as entrevistas semi-abertas. Os resultados revelaram que, do ponto de vista das organizações estudadas, forma-se valor através dos relacionamentos interorganizacionais. Neste processo de formação de valor, em relacionamentos comerciais destaca-se a atuação de elementos de valor transacionais e nos relacionamentos de longo prazo percebe-se a forte atuação de elementos de valor relacional sustentado na atuação dos seis C’s, sendo eles: cooperação, confiança, compensação, comunicação, compartilhamento e comprometimento.

 

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