RESUMO
Código: 1010
Área Temática: Marketing

 

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O Preço Influencia A Intenção de Compra do Consumidor em Um Contexto Socialmente Responsável?
 
A análise dos efeitos das ações socialmente responsáveis sobre a intenção de compra (IC) se encontra bastante consolidado nas pesquisas internacionais, porém o Brasil ainda necessita de maiores estudos sobre estes efeitos. Um ponto que empresários sempre se questionam é sobre o preço que podem cobrar por um produto que possui apelo socialmente responsável. Visando aprofundar esta discussão e identificar padrões de resposta de consumo, esta pesquisa propõe atingir o seguinte objetivo: testar o efeito moderador do preço aliado ao nível de RSC em relação à intenção de compra do consumidor. A operacionalização desta pesquisa se deu por meio de metodologia experimental, utilizando uma amostra não-probabilística de 372 estudantes de graduação. Os resultados indicaram que os consumidores, apesar de terem em geral uma relação positiva com a RSC, não se demonstraram dispostos a pagar valores superiores por um produto considerado socialmente responsável, pois a interação entre as variáveis realizada na análise de variância não demonstrou resultados significativos na relação da RSC e preço com a intenção de compra. Implicações teóricas e gerenciais são apresentadas no final do artigo.

 

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