RESUMO
Código: 103
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
O Gerenciamento Por Categorias e Os Benefícios Gerados Para A Indústria, Para O Varejo e Para O Comprador
 
Ao longo dos últimos anos, o cenário do varejo vem mudando significativamente. O número de produtos e marcas comercializados no ponto de venda é cada vez maior, a relativa estabilidade da economia brasileira resulta em um maior poder de compra dos consumidores e os formatos varejistas vêm se expandindo. Nesse contexto, os shoppers – aqueles que realizam a compra - se mostram mais informados e exigentes, e suas necessidades estão cada vez mais complexas. Neste sentido, o presente estudo visa analisar o processo de gerenciamento por categorias sob a ótica da Indústria, analisando as três principais partes envolvidas no mesmo: a indústria em si, o varejo e o shopper. Para cumprir esse objetivo, adotou-se como método a técnica de pesquisa exploratória envolvendo levantamento bibliográfico e um estudo de caso único por sua representatividade em relação ao tema abordado. Pelos resultados encontrados foi possível observar que, se realizado corretamente, o processo traz benefícios a esses três pilares. Em linhas gerais, a indústria e o varejo constroem parcerias efetivas, ampliam o conhecimento relativo ao comprador e conseqüentemente alavancam as suas vendas. Por sua vez, o shopper tem o seu processo de compras otimizado e alinhado às suas expectativas.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: