RESUMO
Código: 109
Área Temática: Economia das organizações

 

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Gestão de Preços: Visões de Custo e de Mercado
 
No presente artigo os autores analisam o processo de formação de preços de venda por meio de uma revisão bibliográfica sobre dois enfoques: o de custos, que contempla a estimativa de custos acrescida de mark-up, e o de mercado, que requer a correta identificação do tipo de mercado em que a empresa atua e o estudo do comportamento da demanda. Após a revisão da literatura, que também inclui uma comparação entre os enfoques de custos e de mercado, foi realizada uma pesquisa de campo para verificar empiricamente como esse apreçamento pode ser realizado na prática. Foram realizados dois estudos de caso onde as informações foram obtidas com gestores de pequenas empresas do setor de serviços, mais especificamente em lojas de varejo. O resultado da pesquisa indica que, apesar de algumas técnicas utilizadas pelas empresas condizerem com o que a literatura apresenta, seria importante que os gestores possuíssem uma compreensão mais clara dos conceitos e das variáveis que influenciam a determinação dos preços dos produtos vendidos, fazendo com que a tomada de decisão no que se refere à estratégia de precificação seja mais confiável.

 

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