RESUMO
Código: 12
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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Alinhamento Entre Estratégias de Negócio e de Gestão de Pessoas: Um Caso Na Indústria Química Brasileira
 
Este artigo tem como objetivo analisar o alinhamento da estratégia de negócio e a estratégia de gestão de pessoas para obtenção de vantagem competitiva. A gestão das pessoas tornou-se um desafio estratégico de muitas organizações na atualidade, em decorrência das mudanças que acontecem no cenário competitivo. Trabalhos acadêmicos que estudam gestão de pessoas utilizam abordagens universalista, contingencial e configuracional, além de relacionar as estratégias de gestão de pessoas a outras abordagens teóricas. Uma revisão de alguns desses estudos suporta este trabalho. A pesquisa foi um estudo de caso exploratório, realizado na Oxiteno, empresa química brasileira. Os resultados sugerem que o alinhamento é um processo na Oxiteno. Algumas estratégias de gestão de pessoas existentes (gestão de competências, transformação cultural e gestão de talentos) podem ser associadas a outras, ainda em desenvolvimento (gestão do conhecimento e da comunicação e ambiente) para suportar o processo de crescimento da empresa. Indagações decorrem do estudo de caso: É possível obter um alinhamento permanente entre gestão de pessoas e desafios organizacionais? O esforço organizacional na busca de engajamento e comprometimento das pessoas por si só é um posicionamento estratégico? Futuros trabalhos, com abordagem quantitativa ou qualitativa podem contribuir com o aprofundamento da análise dessas novas indagações.

 

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