RESUMO
Código: 126
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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Poder Disciplinar e Satisfação no Trabalho: Um Estudo de Caso Numa Instituição de Ensino Superior
 
O presente trabalho objetivou identificar se as práticas do controle e poder disciplinar exercidos na IES pesquisada, escolhida pelo critério de acessibilidade, explicam o grau de satisfação no trabalho dos docentes. A amostra foi constituída por 104 professores da Faculdade de Ciências Aplicadas de vários cursos, de ambos os sexos, com graus de escolaridade e tempos de casa variados e com uma ou mais fontes de renda. Quanto à coleta de dados, na quantitativa foram aplicados questionários estruturados, enquanto na qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis docentes da instituição. Como resultados, as pesquisas apontaram que os docentes estão satisfeitos com a profissão escolhida. Por outro lado, admitem possuir muito trabalho administrativo burocrático, bem como também admitem que, no ambiente de trabalho, há uma grande preocupação com a vigilância e o controle. Tais fatores interferem, em grande parte, segundo eles, na satisfação profissional e pessoal. Percebeu-se também que o homem consegue perceber tais mecanismos de controle com mais evidência do que a mulher, talvez pelo próprio fator cultural. O trabalho também mostrou que, nos modelos em que a remuneração é um construto formador da variável dependente, o controle por resultado é mais evidente do que o controle do resultado por política e estrutura.

 

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