As organizações com fins lucrativos, que atuam em segmentos competitivos, aí incluídas as de serviços contábeis, vêm enfrentando mudanças com o passar do tempo, causadas principalmente pela dinâmica de seus mercados de atuação. Um fator relevante é a necessidade da definição da situação futura desejada, situação que requer a adoção de estratégias e seu conseqüente planejamento. Em função do exposto, esta pesquisa procurou investigar como 50 organizações contábeis da cidade de São Paulo se posicionam em relação à importância do planejamento estratégico e se pretendem implementá-lo. É uma pesquisa de natureza descritiva apoiada em técnicas estatísticas. A maioria dos respondentes considerou que o planejamento estratégico é uma ferramenta importante. Entretanto, a percepção captada junto aos respondentes não se mostrou associada a uma efetiva intenção de implementação. Estes resultados indicam um comportamento das organizações contábeis componentes da amostra, já observado na literatura para as organizações em geral, e ensejam a necessidade futura de investigar as razões desta diferença entre a intenção e a prática declarada pelos respondentes. |