O ensino de Estatística para o curso de Administração é bastante complexo, tanto para os professores quanto aos alunos. A educação a distância apresenta recursos que flexibilizam o ensino, reduzindo barreiras de tempo e espaço e aumentando a interação entre professor e aluno. Este artigo estudou a utilização do chat em uma disciplina semipresencial de Estatística da FEA-RP. Essa ferramenta foi utilizada para realização de plantões de dúvidas optativos. Observou-se baixa participação dos alunos, devido, provavelmente a não-obrigatoriedade e à simultaneidade da discussão. Houve predominância de mensagens relativas ao conteúdo da matéria, atingindo-se o objetivo da atividade. Observou-se que os alunos que participaram da atividade tiveram melhor desempenho nas avaliações da disciplina, o que indica que esses alunos podem ser mais dedicados ao estudo da disciplina e que o chat pode realmente auxiliar na aprendizagem. O chat pode ser utilizado como ferramenta no ensino de Estatística, auxiliando na redução da ansiedade e insegurança do aluno, ao aproximá-lo do professor, entretanto, para que seja bem sucedido, é necessário que a tutoria seja capacitada para o atendimento ao estudante. |