RESUMO
Código: 253
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Diagnóstico e Caracterização da Análise Ambiental e de Modelos de Gestão em Instituições de Ensino Superior
 
Diante da atual realidade do ensino superior brasileiro caracterizado pela diversificação e pela competitividade entre as organizações a utilização de técnicas de gestão como a análise ambiental pode se transformar em um diferencial para as instituições. O objetivo do presente estudo é compreender a forma como duas instituições de ensino superior realizaram o processo de análise ambiental quando da definição de suas estratégias de ação, tomando como parâmetro o modelo de Firschmann e Almeida (1997). Ao mesmo tempo, a caracterização dos modelos de gestão adotados, de acordo com a classificação de Anselmo (2005), pode trazer uma maior conscientização dos processos que vêm sendo desenvolvidos nas organizações, podendo dessa forma melhor subsidiar mudanças. Realizou-se uma pesquisa descritiva e explanatória em duas instituições privadas de ensino superior, utilizando-se a análise documental e entrevistas com dirigentes das instituições como fonte de coleta dos dados. Chegou-se à conclusão que as instituições possuem uma forma própria, porém não sistematizada de realizar a análise do ambiente. O modelo de gestão predominante é o do tipo orgânico, destacando a ausência de conexão entre análise ambiental e o modelo de gestão adotado. Nesse sentido, há oportunidades de aprimoramento da análise do ambiente e, conseqüentemente, do processo estratégico das instituições analisadas, o que poderá resultar em melhor competitividade e diferenciação no contexto em que elas atuam.

 

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