RESUMO
Código: 257
Área Temática: Gestão socioambiental

 

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Responsabilidade Socioambiental: Uma Visão Sobre O Ramo de Revenda de Combustíveis no Entorno do Df
 
Este artigo teve como objetivo apurar o nível de responsabilidade socioambiental do empresariado do setor de revenda de combustíveis e a percepção que os respectivos gestores têm sobre os impactos que essa atividade impõe ao meio ambiente e à comunidade circunvizinha aos respectivos estabelecimentos. Subsidiariamente, os objetivos específicos que contribuíram para o alcance do objetivo principal foram os seguintes: a) verificação do conhecimento da legislação ambiental pelos empresários do setor para a exploração das atividades inerentes à comercialização combustíveis e lubrificantes; b) verificação do custo-benefício para implementação de medidas previstas na legislação ambiental; e c) analise dos possíveis impactos das práticas socioambientais sobre os objetivos estratégicos da organização. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário estruturado, bem como observação direta. A pesquisa foi feita em empresas que comercializam combustíveis e lubrificantes no entorno do Distrito Federal – Formosa/GO e Planaltina/GO – cujos resultados evidenciaram que as atitudes e a gestão empresarial não convergem com a temática socioambiental, apesar da constante fiscalização que sofre o segmento em estudo. As ações adotadas observam o estrito cumprimento da lei, em detrimento de outras atitudes que remetam à criação de cultura de responsabilidade social empresarial, conforme evidenciado nos resultados da pesquisa.

 

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