RESUMO
Código: 271
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Análise do Impacto da Teoria dos Prospectos Nas Decisões de Compra
 
Este artigo tem como objetivo verificar o impacto da teoria dos prospectos, eminentemente do efeito credibilidade e do efeito framing, no que diz respeito a mudanças na forma de apresentação das informações, sobre as decisões de compra. Procura-se verificar a existência de diferenças significativas para mudanças na forma de apresentação das informações (positivas x negativas e absolutas x relativas) e para mudanças do nível de credibilidade das informações fornecidas. Para tanto, aplicou-se um questionário com duas perguntas fechadas a 432 alunos de graduação, que requeria dos participantes um exercício de julgamento e tomada de decisão em situação de compra. Para análise foram utilizados testes de diferenças de médias e de proporções, ao nível de significância de 10 %. Os principais resultados mostram que a forma de apresentar uma informação, de maneira geral, se positiva ou negativamente, impacta a decisão. Já no que diz respeito às mudanças de valores absolutos para relativos, não verificou-se influencia em relação ao experimento conduzido. Por fim, também não verificou-se impacto de mudanças no nível de credibilidade das informações.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: