RESUMO
Código: 291
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
A Importância da Gestão de Custos Na Estratégia de Diferenciação no Setor de Autopeças
 
A presente pesquisa discute o seguinte problema: A redução dos custos das empresas do setor de autopeças provoca maior rentabilidade usando a estratégia de diferenciação na qualidade do produto? O objetivo desta pesquisa é quantificar a proposição de Porter relativamente à importância da redução dos custos das empresas do setor de autopeças, que provoca maior rentabilidade. E, considerando-se as proposições de Porter e Garvin a hipótese desta pesquisa é: A redução dos custos das empresas do setor de autopeças implica em maior rentabilidade, quando adotada a estratégia de diferenciação na qualidade do produto. Este estudo foi feito usando os valores mínimos dos custos de sete empresas do setor de autopeças de capital aberto extraídos originalmente dos demonstrativos contábeis das mesmas, divulgados pela BM&F BOVESPA. São usados para isso os valores de vendas, custos, despesas, lucro operacional e patrimônio líquido. As análises evidenciaram que a hipótese de que a redução dos custos das empresas do setor de autopeças causa maior rentabilidade, quando adotada a estratégia de diferenciação via qualidade de produto foi corroborada, pois a redução dos custos das empresas do setor de autopeças causa maior rentabilidade, quando adotada a estratégia de diferenciação na qualidade do produto. Assim, conclui-se que minimizar os custos é fator crítico para a estratégia de diferenciação na qualidade do produto como exporto por Porter, a qualidade para ter sucesso é dependente da minimização dos custos.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: