RESUMO
Código: 292
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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A Gestão de Custos e Seu Impacto Na Estratégia Competitiva de Diferenciação no Setor de Autopeças
 
O presente trabalho discute o seguinte problema: O dimensionamento dos custos, despesas e a relação do patrimônio líquido frente às vendas quando adotada a estratégia de diferenciação na qualidade do produto explica a rentabilidade? O objetivo é quantificar a importância em se considerar o valor dos custos quando adotada a estratégia de diferenciação na qualidade do produto conforme Porter, e também que é preciso considerar despesas e patrimônio líquido frente vendas para entender a rentabilidade das empresas do setor de autopeças. Portanto, a hipótese desta pesquisa é: O dimensionamento dos custos e despesas e patrimônio líquido frente às vendas explicam a rentabilidade. Este estudo foi feito usando os valores dos custos, despesas, patrimônio líquido e vendas de sete empresas, extraídos originalmente dos demonstrativos contábeis das mesmas, divulgados pela BM&F BOVESPA. As análises evidenciaram que a hipótese: o dimensionamento dos custos, despesas e patrimônio líquido frente às vendas explica a rentabilidade quando adotada a estratégia de diferenciação via qualidade de produto, corrobora a hipótese deste estudo de que o dimensionamento dos custos e despesas e patrimônio líquido frente às vendas explicam a rentabilidade. Assim, concluiu-se que além do dimensionamento dos custos como exposto por Porter também é necessário dimensionar despesas e verificar a representatividade do patrimônio líquido frente às vendas, para explicar a rentabilidade.

 

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