RESUMO
Código: 293
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

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Centros de Serviços Compartilhados: da Experiência Britânica Às Perspectivas de Inovação Na Gestão Pública Brasileira
 
O presente artigo toma como ponto de partida a revisão da literatura contemporânea sobre os centros de serviços compartilhados (CSCs) que fornecem uma solução para a falta de recursos, através do compartilhamento de recursos entre múltiplos usuários. Arranjos de serviços compartilhados estão ganhando importância na gestão pública como um meio para inovar, reduzir despesas e elevar o nível de serviço. Os objetivos da pesquisa foram investigar quais as determinantes do surgimento dos CSCs na gestão pública; quais os principais problemas em sua implantação; e quais as tendências futuras dos CSCs. A busca de respostas para estas três questões levou os autores a uma análise do estado-da-arte da publicação científica e técnica sobre o tema, bem como a analisar em profundidade o caso britânico de compartilhamento de serviços entre diferentes esferas de governo. São discutidas duas teorias para análise das experiências privada e pública com os serviços compartilhados; a teoria dos contratos relacionais e a teoria da troca social, úteis para a compreensão de relacionamentos complexos. Uma das conclusões relevantes da pesquisa é que o Brasil, embora tenha poucas experiências de serviços compartilhados no governo, poderá obter significativos benefícios financeiros e na qualidade dos serviços públicos com a utilização dos CSCs na gestão pública, em arranjos por setor de governo ou por região.

 

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