Os canais eletrônicos de marketing vêm influenciando o ambiente competitivo, forçando as empresas a explorarem novas formas de relacionamento com os consumidores. As marcas de luxo não estão imunes a essas mudanças tecnológicas. Os bens e serviços de luxo são fortemente ligados a atributos estéticos e sensoriais, trabalhados na atmosfera das lojas tradicionais e na comunicação com o público-alvo. Este trabalho pretendeu pesquisar a atmosfera de lojas de varejo monomarcas do setor de luxo no Brasil, comparando-as com seus websites, para verificar o quanto estes espelham o mundo físico, para entender melhor como as empresas estão usando a Internet para realçar o posicionamento e o valor das marcas. Os resultados mostraram que as empresas pesquisadas utilizam bem os elementos físicos da loja (decoração, vitrines, layout interno e atendimento pessoal) para criar uma atmosfera compatível com a sofisticação das marcas, para atrair consumidores e incentivar vendas. Já os websites visitados são bem explorados como instrumento de comunicação da marca e da empresa, mas ainda falhos em termos de navegabilidade, arquitetura e interatividade. Além disso, a maioria não permite compras online, indicando caminhos a explorar para tornar a experiência virtual com a marca luxuosa tão rica como a presencial.
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