RESUMO
Código: 336
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Proposta de Um Modelo de Avaliação de Alinhamento Entre Estratégias de Negócios e de Ti
 
Atualmente, a Tecnologia de Informação (TI) tem papel importante na comunicação e na geração de competências nas organizações. Grandes investimentos em TI são feitos almejando o aumento da competitividade da empresa, porém, se a TI não for adequadamente gerenciada pode acabar se tornando um limitador, ao invés de um facilitador das atividades da empresa. Neste contexto, destaca-se a importância da discussão sobre o tema alinhamento entre as estratégias de negócio e de TI. O objetivo principal deste artigo é verificar quais os fatores do modelo proposto são mais relevantes para identificar a existência do alinhamento entre estratégia de negócios e de TI nas organizações em geral. A pesquisa realizada é do tipo quantitativa e contou com a análise dos dados resultante da aplicação de um modelo alternativo de avaliação do alinhamento entre estratégias de negócio e de TI identificado na literatura. Como resultado, verificou-se que a comunicação e a parceria entre as áreas de negócio e TI são os fatores mais relevantes para a identificação do alinhamento nas organizações. Adicionalmente, os autores encontraram indícios de um novo fator que pode ser considerado como relevante: o nível de dependência dos negócios em relação a TI.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: