A competitividade é uma das grandes questões empresariais na atualidade. O ambiente econômico exige do empresário capacidade de potencializar os recursos produtivos de que dispõe. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a etapa de identificação de fontes externas de informação tecnológica em uma indústria de cerâmica vermelha. Inicialmente foi feita uma revisão abrangente da literatura sobre estratégia, gestão e fontes tecnológicas. Adicionalmente, fez-se uma contextualização do setor cerâmico no Brasil. A seguir, foi aplicado um estudo de caso em uma indústria de cerâmica vermelha no Estado do Piauí por meio de uma entrevista com um dos diretores da empresa. O estudo deste caso pode ser classificado como exploratório, pois aumentou a compreensão do fenômeno estudado. A pesquisa revelou a existência de baixa densidade tecnológica no setor cerâmico no Brasil. O setor da indústria de cerâmica vermelha é pouco dinâmico no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos. Porém, na empresa pesquisada há uma procura em melhorar a qualidade dos produtos ofertados e em desenvolver novos processos, não somente por meio de mudanças incrementais, mas também por meio de projetos inovadores. Para obter sucesso nesta procura a empresa sistematiza a gestão de fontes externas de informação tecnológica. |