A capacidade de inovação de uma empresa é a sua base competitiva. Toda essa inovação requer uma série de decisões em categorias de operação divididas em estruturais e infraestruturais. Cada categoria de decisão exerce impacto sobre as demais e o conjunto dessas categorias impactam a lucratividade, a sobrevivência, o crescimento, a diferenciação e a capacidade de inovação da empresa. Este trabalho teve por finalidade criar uma matriz de impacto que relaciona todas as categorias de decisões da estratégia de operação levantadas na Divisão de Impressão (DVIC) da Casa da Moeda do Brasil (CMB). A coleta de dados foi feita por meio da pesquisa documental e de entrevistas semi-estruturadas. Por meio dessa matriz pôde-se perceber que há uma interrelação entre as categorias estruturais, entre as estruturais e infraestruturais e, ainda, entre as infraestruturais. O resultado dessa matriz permitiu a obtenção de um diagnóstico em que foram ressaltados pontos positivos e críticos provocados por decisões tomadas, anteriormente, em certas categorias. A análise e interpretação dessas categorias e das ações e reações provocadas por elas servem de base para que novas decisões sejam tomadas. |