As empresas para se internacionalizarem, por vezes, precisam fazer alterações nos seus produtos, ajustando-os a cultura do país para onde o produto será exportado, além de adequarem os seus sistemas de planejamento e controle de produção, de informações, dentre outros. O objetivo deste trabalho é estudar o impacto da internacionalização no sistema de controle gerencial de uma empresa do ramo da moda e do vestuário, a Marisol, usando-se o método de estudo de caso. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o sistema de controle gerencial projetado pela empresa espelha grandes modificações para lidar com o fenômeno da internacionalização, um deles foi à adoção da filosofia Lean Manufacturing, originária da Toyota, para redesenhar o seu processo de gestão de custos. Além disso, a organização passou a adotar processo decisório participativo, mediante a adoção de instrumentos de gestão participativa, que incluem diversas ferramentas, uma delas é o controle da Qualidade Total. Por fim, recomenda-se que futuros estudos de casos e pesquisas qualitativas possam ser realizados para proporcionar outros entendimentos sobre o fenômeno da internacionalização de empresas, sobretudo quanto ao impacto no processo de gestão de custos. |