RESUMO
Código: 395
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Motivações e A Satisfação de Usuários de Academias de Ginástica
 
Considerando que a sociedade tem aumentado sua preocupação em adotar um estilo de vida ativo e saudável, através de atividades físicas diárias em academias de ginástica, o presente trabalho faz uma avaliação dos fatores motivacionais para freqüentar as academias de ginástica na região do Noroeste do Rio Grande do Sul, bem como a satisfação dos usuários com relação aos serviços oferecidos por estas organizações. A pesquisa contemplou amostras de freqüentadores de academias de seis cidades e foi dividida em duas etapas. O estudo utilizou-se inicialmente de pesquisas qualitativas por meio de grupos de foco, direcionadas a uma amostra não-probabilística por julgamento. As entrevistas seguiram um roteiro semi-estruturado para que a discussão pudesse ser desenvolvida com o intuito de identificar distintas motivações e atributos relevantes pelos freqüentadores de academia. Após realizou-se uma pesquisa quantitativa direcionada a uma amostra não-probabilística por conveniência, composta por 105 alunos de academias de ginástica. Para a coleta utilizou-se o método survey, por meio de um instrumento estruturado contendo escalas nominais e de Likert. Diante disso, foi possível desenvolver a interpretação e análise, revelando níveis de importância, satisfação e concordância das variáveis estudadas, contribuindo para avaliação e sugestões de estratégias para as academias de ginástica.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: