RESUMO
Código: 42
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Estratégias e Economia Organizacional: Um Estudo de Caso Para O Ramo Frigorífico Gaúcho
 
A presente pesquisa objetiva analisar a economia e as estratégias adotadas por uma empresa, do ramo frigorífico, diante da intensificação da concorrência pelas empresas do agronegócio e das transformações econômicas do setor agroindustrial brasileiro, especialmente após a década de 90, com a abertura dos mercados e a mudança do perfil da atuação do Estado. Para tanto, procedeu-se, primeiramente, com pesquisa bibliográfica a respeito das economias de mercado e estratégias empresariais. Empregou-se, também como método o estudo de caso, pois melhor se enquadra aos objetivos e estratégias da presente pesquisa. Através de entrevista semi-estruturada ao sócio e diretor comercial, a pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2008. Observa-se que a empresa está inserida em uma estrutura de mercado imperfeita, em níveis de atividade local e, concorrência monopolista, em níveis de atividades internacional. Para enfrentar o mercado altamente concorrencial e obter vantagens competitivas, adota a estratégia genérica da diferenciação. Além disso, busca a minimização dos riscos nas vendas, através da diversificação de seus clientes. Por meio do modelo SWOT pode-se identificar como força competitiva a qualidade e diversificação de sua linha de produtos; já a exploração de nichos de mercado e as exportações mostram-se como oportunidades. Dentre as principais ameaças pode-se citar a concorrência de carnes clandestinas e os altos impostos; e a dificuldade na compra do gado e questões que envolvem logística enunciam as fraquezas operacionais da firma.

 

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