RESUMO
Código: 459
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendizado e Estratégia de Internacionalização de Uma Franquia do Segmento de Moda: O Caso da Chilli Beans
 
Este trabalho tem como objetivo o estudo da internacionalização de empresas como foco na internacionalização de franquias. O modelo de negócios de franchising é uma realidade no Brasil, o País possui mais de 1379 redes operando no setor de bens de consumo e serviços, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF,2009). Devido às suas características de compartilhamento de riscos e, frequentemente, de empreendedorismo, a internacionalização das franquias se torna mais atraente em ambientes externos onde os riscos são maiores e a necessidade de parcerias locais é elevada. Através de entrevistas com um gestor da marca Chilli Beans, este artigo ilustra o fenômeno da internacionalização de franquias com o estudo de caso da empresa, franqueadora do setor de moda. São analisados elementos participantes (se não determinantes) na internacionalização tais como: a construção da marca, a inovação, aprendizado, flexibilidade e a cooperação franqueadora-franqueada. O caso é analisado à luz dos modelos de internacionalização de empresas e suas contribuições na explanação da internacionalização de franquias. A estratégia de internacionalização não se deu por etapas, como proposto no modelo de Uppsala, tratando-se de um processo em que o aprendizado doméstico, e não o alcançado no exterior, contribuiu para a decisão de internacionalização da franqueadora.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: