RESUMO
Código: 469
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Busca de Oportunidades Nos Mercados Globalizados: Um Estudo Nas Empresas Brasileiras de Consultoria em Tecnologia da Informação
 
Este estudo teve como principal objetivo verificar, a partir de uma pesquisa em quatro empresas locais de consultoria em Tecnologia da Informação, se o processo de internacionalização desse setor ocorre em função da busca de oportunidades em mercados globalizados. Para orientar o estudo em torno do objetivo definido, o problema de pesquisa foi caracterizado da seguinte forma: como as oportunidades de negócios nos mercados globalizados influenciam o processo de internacionalização das empresas brasileiras de consultoria em Tecnologia da Informação – TI? O estudo adotou, como método de pesquisa, uma abordagem qualitativa através da coleta de dados por questionário, respondido por executivos de nível gerencial. A análise dos dados coletados foi elaborada através da técnica da análise de conteúdo. Para isso, utilizou-se a categorização das dimensões de acordo com os objetivos a serem alcançados, verificando-se que as empresas analisadas obtiveram, de uma forma geral, mais vantagens do que desvantagens com o processo de internacionalização e que as estratégias adotadas tiveram participação importante no sentido de dar suporte a este processo. Pelos resultados obtidos, concluiu-se que, de fato, a internacionalização das empresas brasileiras de consultoria em Tecnologia da Informação foi decorrente da busca de oportunidades nos mercados globalizados.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: