RESUMO
Código: 471
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Tipologias de Consumidores Brasileiros: Uma Proposição Baseada no Consumo Racional e Hedônico
 
Os estudos sobre comportamento do consumidor passaram gradativamente de uma abordagem do consumo como uma escolha racional para a visão experiencial. O consumo racional está relacionado à aquisição de produtos levando em conta seus aspectos funcionais. O consumo hedônico está relacionado aos aspectos multisensoriais, fantasiosos e emotivos da experiência de alguém com produtos. Esta pesquisa buscou analisar os perfis dos consumidores brasileiros quando baseado no consumo racional ou hedônico. Para isso, foi realizada a coleta de dados com a aplicação de um survey. Sobre esses dados coletados foi realizada uma análise de cluster buscando encontrar conglomerados e comportamentos semelhantes. Finalmente, buscou-se identificar semelhanças entre grupos de respondentes para se criar uma tipologia de consumidores brasileiros. Os dados foram coletados diretamente em dois mil quatrocentos e noventa respondentes, com idade acima de 18 anos, que responderam a um conjunto de questões fechadas. A partir da análise dos dados coletados, chegou-se a alguns resultados significativos sobre o perfil dos consumidores brasileiros permitindo a criação das tipologias com base na identificação de cinco clusters: analista, criativo-racional, inovador, equilibrado e intuitivo.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: