RESUMO
Código: 475
Área Temática: Gestão tecnológica

 

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Análise da Implantação dos Sistemas de Informação em Uma Instituição Federal de Ensino de Alagoas à Luz da Teoria Institucional
 
Nunca se falou tanto em automatizar e gerenciar os processos organizacionais como nos últimos anos. O desafio tem sido implantar sistemas que possam processar os dados e convertê-los em informação útil para auxiliar a tomada de decisão. As instituições de ensino, em particular, têm lançado mão desses sistemas para prover a integração entre a área administrativa e a área acadêmica, para propiciar um maior controle sobre desperdícios e melhoria de processos de decisões em relação ao uso do seu orçamento e para oferecer maior transparência à gestão. Este artigo procura analisar o processo de aquisição e implantação de sistemas à luz da teoria institucional, buscando entender os elementos e os contextos de referência que influenciaram e ainda influenciam na escolha e adoção das tecnologias. Trata-se de um estudo de caso longitudinal onde os dados que suportam a análise foram obtidos através de entrevistas estruturadas com todos os gerentes de tecnologia da informação que ocuparam o cargo desde a criação da gerência de tecnologia da informação (GTI) na instituição até a atualidade. Os resultados obtidos reforçam a idéia de que existem diversas pressões ambientais que orientam o processo de implantação de sistemas de informação no contexto estudado e que cada um deles apresenta peculiaridades em relação ao processo de legitimação.

 

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