RESUMO
Código: 489
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Formação de Rede e Alianças Estratégicas no Setor da Construção Civil
 
Nesse trabalho apresenta-se um estudo de caso sobre uma rede de empresas do setor de construção civil, denominada Constru & Cia, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo reside na apresentação dos benefícios estratégicos alcançados com a formação da rede de cooperação e na compreensão dos impactos de sua formação entre pequenas e médias empresas envolvidas. O método de pesquisa empregado foi o estudo de caso, sendo o caso construído a partir de levantamento de informações por meio de entrevistas gravadas com os empresários associados à rede. Tornou-se claro que a marca da Rede Constru & Cia agregou maior valor às lojas associadas, gerou benefícios operacionais como o treinamento de seus funcionários. Além disso, todas as empresas afiliadas a rede revelaram-se conscientes de que a marca Constru & Cia é a grande responsável pelo aumento no faturamento e pelo reconhecimento de seus clientes. Contudo, observou-se que o processo de aliança na formação da rede mesmo acarretando benefícios às empresas, gerou apreensão aos associados devido à dependência em relação ao nome da rede para consolidação da marca individual. Os associados revelaram preocupação com uma posterior dissociação da rede ocasionando o esquecimento de sua marca individual.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: